Dicas básicas para quem sonha em abrir um food truck. 


 

Parece fácil, parece barato e parece divertido. Não deixa de ser verdade, mas em partes: montar um food truck ou food cart é como qualquer outro empreendimento, que exigirá conhecimento e, de preferência, experiência.

Além disso, o investimento é bem menor do que o de restaurantes fixos, mas depende do estilo de carro e do produto. E, se trabalhar na rua, em um lugar diferente a cada semana, parece uma diversão, também terá pontos negativos.

— O ponto forte é a versatilidade, a flexibilidade de negócio. Você poderá adaptar o cardápio e o preço com mais frequência e ir aonde o cliente está.

Entre as possibilidades do food truck ou food cart está, além de poder mudar de ponto, participação em festivais e feiras. Está cada vez mais comum que os trucks ou carts sejam convidados para eventos particulares, como festas de empresas e lançamentos de lojas, e até mesmo em festas de casamento. 

O investimento médio para dar início a um food cart varia, principalmente, com o tamanho e equipamentos que serão instalados no Carretino Gourmet. Na Di Antonio Carrinhos, os valores iriam em 4,5 mil á 50 mil reais. O retorno dependerá da capacidade de atendimento e da quantidade de tempo que o empreendedor decidir ficar em operação. A participação em festivais também é importante.

Confira outras dicas:

Cardápio: Optar pelo cardápio é o primeiro passo: é ele que definirá a estrutura que você precisará ter.

PRODUTOS DIFERENTES: Não é proibido oferecer comidinhas comuns, como coxinhas ou cachorros quentes, mas lembre-se que o cliente não vai optar por um food cart com preços mais altos para comer o que pode comprar em qualquer lugar. Se a receita não for diferenciada — com ingredientes inéditos ou especiais — no mínimo ela precisa ser oferecida em formato criativo e inovador. 

MARKETING: A primeira parte do marketing do food truck é a própria estrutura. A identidade visual do carro será o primeiro motivo para o cliente optar ou não pelo seu restaurante. Depois disso, as redes sociais estão à disposição: use-as para mostrar seu produto e para informar a localização. 

Comments: 0